O combate a esses focos de incêndio contam com a atuação de 13 brigadistas, três caminhões-pipas e uma viatura.
Nos últimos dias, a incidência de queimadas em Vitória da Conquista aumentou, deixando uma nuvem de fumaça sobre a cidade. Nessa quarta-feira (4), foram registrados quatro incêndios no município, fruto de ação humana. Destes, três atingiram áreas do bairro Lagoa das Flores, do Poço Escuro, no bairro Guarani, além do loteamento Panorama. Na tarde de hoje (5), a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) foi acionada para atender mais uma ocorrência de incêndio, dessa vez na localidade de Ribeirão, situada na região da Pedra Branca, e outros focos em pontos diferentes da cidade, a exemplo de um terreno no bairro Candeias, onde o fogo foi combatido e animais foram salvos.
O combate a esses focos de incêndio contam com a atuação de 13 brigadistas, três caminhões-pipas e uma viatura. A secretária municipal de Meio Ambiente, Ana Cláudia Passos, explicou que apesar das altas temperaturas, baixa umidade do ar e aumento dos ventos influenciarem essas ocorrências, a maioria dos focos de incêndio é provocada pelo homem. “Além de causar danos ao meio ambiente, com morte de animais e destruição da vegetação, poluição e prejuízo ao solo, trazem danos para a saúde da população”, relatou Ana Cláudia, complementando que vários animais, a exemplo de cobras e saruês, foram retirados do fogo, mas outros não tiveram sorte e acabaram morrendo. “É muito triste ver os animais e a vegetação, muitas árvores nativas, sendo consumidos pelo fogo”, lamentou.
Ainda segundo a secretária, causar incêndio e expor perigo à vida ou à integridade do patrimônio público é crime ambiental, com pena de reclusão de dois a quatro anos e multa. O cidadão que faz uso de fogo sem licença, mesmo em terreno particular, poderá sofrer multa administrativa e ser chamado a reparar os danos causados, além de responder a processos criminais. Para reduzir o número de queimadas nessa época do ano, a Secretaria Municipal de Meio Ambiente (Semma) orienta a população sobre alguns cuidados, entre eles, não jogar bitucas de cigarro no chão e nem lixo em terrenos baldios ou em áreas de preservação. A Semma também pede aos proprietários de terrenos que mantenham esses espaços sempre limpas. Ao ver pessoas ateando fogo nessas áreas ou focos de incêndio, o cidadão deve ligar para o Corpo de Bombeiros, por meio do telefone 193, ou para a Semma, no 77 3429-7906.